No último sábado, 27, o prefeito Marcus Alexandre e o governador Tião Viana entregaram à população de Rio Branco a Arena Race de Esportes Radicais, um espaço para a realização de várias modalidades esportivas e também diversas atividades artísticas e culturais. A inauguração fez parte da programação de aniversário de 132 anos da cidade. No sábado também aconteceu na Arena Race a final do 4º Festival Som da Cidade.
No domingo, 28, dia do aniversário de Rio Branco, muitas atividades aconteceram na Arena Race de Esportes Radicais, como o show da banda de Belo Horizonte Creedence Cover, competição de arrancadas, manobras de motos, encontro de som automotivo, além da primeira etapa do Campeonato Municipal de Motocross. Mais de dez mil pessoas prestigiaram os eventos.
Além dos esportes radicais, dos shows e dos eventos culturais, a Arena Race também é um local a ser utilizado pela própria comunidade do Quixadá, se tornando assim, um dos melhores espaços multiusos de nossa cidade.
A Arena Race é uma realidade aos moradores de Rio Branco graças ao empenho dos senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz, que não mediram esforços para liberar recursos das emendas parlamentares, tornando a prática de muitos esportes uma realidade na capital do Acre.
O novo espaço foi elogiado até mesmo por quem entende de esportes radicais no Brasil, como o famoso locutor Neno Oliveira, da equipe Força Livre, de Curitiba (PR). Para ele, a Arena Race de Esportes Radicais de Rio Branco é a primeira pista pública do país destinada a arrancadas.
Além das atividades, a comunidade do Quixadá também já se fez presente nos eventos. Através da Coordenadoria Municipal do Trabalho e Economia Solidária (COMTES), em parceria com a Secretaria Estadual de Pequenos Negócios (SEPN), foi possível gerar trabalho e renda aos moradores através da venda de lanches e bebidas aos visitantes do espaço.
Nesta primeira etapa, a Arena Race de Esportes Radicais contempla, entre outros esportes, a arrancada, o automodelismo, o tiro esportivo, o wheeling e o motocross. Numa segunda etapa, serão contemplados outros esportes, como BMX, patins, skate, rapel e tirolesa, num total de dezessete modalidades esportivas.
Arena é referência na Amazônia
Localizada numa região muito bonita da Estrada do Quixadá, a Arena de Esportes Radicais tem uma área de intervenção de 9.243,99 metros quadrados. Além das pistas automotivas, o espaço tem, em seu projeto inicial, área destinada para estacionamento e eventos diversos, área de convivência com sanitários, lanchonete, administração e depósito, guarita e também galpão com apoio mecânico automotivo.
A pista de arrancada tem a largura de quinze metros e anexo a ela existe uma pista de manobra e área de escape com vinte metros nas laterais. O projeto contempla ainda a urbanização, o paisagismo, o cercamento é com mourão e arame liso.
Na gestão do prefeito Marcus Alexandre, o esporte é uma política pública. A consolidação da SEMEL e a realização de uma série de grandes eventos dentro do Calendário Esportivo de Rio Branco confirmam essa proposta.
Show do Creedence
Com cachê pago pelos patrocinadores, a banda Creedence Cover fez uma apresentação especial como parte da programação de inauguração da Arena Race de Esportes Radicais. Com vinte e quatro anos de existência, a banda de Belo Horizonte (MG) tocou pela primeira vez na Amazônia.
O Creedence Cover é uma banda brasileira especializada nas músicas do lendário grupo Creedence Clearwater Revival, um grupo que tocava, além de folk rock, também country e blues e fez muito sucesso em todo o mundo nas décadas de 60 e 70. Entre os principais hits, cantados até hoje, estão Jambalya e Ever You Ever Seem the Rain?
O líder da banda Creedence Cover, Marcelo Dilla, destacou a importância de tocar pela primeira vez na Amazônia. Dois dias antes, eles haviam realizado um show em Tangará da Serra (MT). Com quase dois mil shows no currículo, ele não poupou elogios ao Arena Race de Esportes Radicais.
“Tocar em Rio Branco é uma honra porque é a primeira vez que nos apresentamos em toda a Amazônia e esse espaço aqui é simplesmente maravilhoso”, fez questão de dizer o líder da banda.
Campeonato de Motocross
Dentro da programação de inauguração da Arena Race de Esportes Radicais, aconteceu também no domingo a primeira etapa da I Copa Rio Branco de Motocross. Apesar de algumas dificuldades, os atletas elogiaram a nova pista, fato que irá contribuir para a reorganização da federação.
Entre os atletas que fizeram questão de destacar a importância da nova pista na Arena Race está Tom da Criarte. Segundo ele, além de possibilitar a reorganização da federação, o espaço também poderá servir como excelente local de treino para os competidores.
Nesta primeira etapa da I Copa Rio Branco de Motocross, participaram ao todo sessenta e sete competidores divididos em três categorias: a iniciante, a categoria 230 cilindradas (cc) e a categoria importada, onde participaram motos de 250 cc e também de 450 cc.
Resultado da I etapa da Copa Rio Branco de Motocross
Estreante
1 – Jhoan Pierre
2 - Genilson
3 - Fernando
Categoria 230cc
1 - Vinicius Magalhães
2 - Riderson
3 - Francisco
Importado
1 - João Victor
2 - Jean Carlos
3 - Wendell
Fonte: Da Assessoria PMRB
Nenhum comentário:
Postar um comentário